LEIA-ME:

Abarcar o mundo ou abraçar o mar.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O HOMEM BRANCO - SIMETRIA

Seus olhos arderam e sua mente tropeçou ao perceber a figura diante de si. A água havia tomado conta de todos os lugares de sua vida durante aquela manhã pálida de outubro e a chuva se interpunha feroz entre o pátio vazio e os resquícios sobressalentes de sua sanidade.

O Homem Branco fugia.

Completamente perdido e sozinho em um mundo devastado, ele percebia tudo ceder ao seu redor enquanto corria, pé ante pé, desviando-se a todo o custo da inundação.

Naquele momento todas as coisas passavam por sua vista como penumbras distantes enquanto a morte e a dor erguiam-se com violência por todos os lados. De súbito, Homem Branco sentiu suas pernas estremecerem e fraquejarem e percebeu algo assustador movendo-se a sua frente: uma iminente figura deitada ao chão de forma solene, como um nobre rei. Imune a água e imune a dor, o estranho ser ergueu sua cabeça em um gesto astuto, encarando o Homem Branco de forma severa.

Era um enorme Tigre Pardo, com os olhos ardendo feito chamas em fúria.

Paralisado por breves segundos que se estenderam e se desdobraram em sua mente, o Homem Branco sentiu-se tomado pela força devastadora de um rio que jamais muda o seu curso. Confuso, ele quase não pôde perceber o salto do animal em direção ao seu tronco, com seus dentes apontados como lâminas penetrando sua pele e fincando profundas em sua alma. Em seguida veio a dor e o sangue. O gosto da derrota fraquejou em sua mente e tomou sua garganta. O Homem Branco olhou para o vazio dos céus e caiu entorpecido, como uma folha largada em uma tempestade. Seu corpo atingiu a água de forma violenta, e suas costas foram impressas no mármore.

Naquele terrível momento algo aconteceu. O Homem Branco ouviu um sussurro vago em sua mente. Algo distante e sombrio que exalava vinho tinto e carne fresca. Sua mente desfaleceu diante da voz. Duas vozes, na verdade, duas vozes de mulher. Do seu lado Direito falava Maria, a virgem, e do lado Esquerdo falava Madalena, a prostituta. Nos lábios de ambas o Homem Branco podia sentir o cheiro do Ouro e do Pó.

A indecisão tomou seu sangue como os lábios do Tigre Pardo e naquele momento o Homem Branco exitou.

Ao recobrar a plenitude de sua consciência o Homem Branco percebeu, assustado, que o Tigre estava deitado ao seu lado. Os olhos antes vermelhos do animal agora estavam cegos e o Tigre parecia embebido em sangue. Mas não era o sangue do Homem Branco desperdiçado e sim o sangue da própria fera que se revelava insólito ao chão. Nesse momento, o Tigre Pardo falou:

"Eu te revelo um grande mistério nesta hora, quando todas as tuas esperanças falham.
Tu que está em pé entre o abismo da altura e o abismo da profundeza saiba que em cada um dos lados lhe espera um Companheiro; e aquele Companheiro é Tu Mesmo.
Tu não pode ter outro Companheiro.
Muitos sábios têm erguido sua voz e dito: 'Procura a brilhante Imagem no lugar sempre-dourado e uni-vos com Aquilo';
Da mesma forma, muitos loucos têm erguido sua voz e dito: 'Desce ao mundo da escuridão esplêndida e desposai aquela Criatura Cega no limo';
Eu, que estou além da Sabedoria e da Loucura, ergo-me pra ti e digo: realizai ambas estas bodas! Uni-te a ambos os Companheiros!
Cuidado, cuidado eu te digo, não procureis um deles para perder o outro.
Se algum dia Tu quiser seguir-me e tornar-te como eu, ao teu próprio modo, prossegue então retamente erguido, com a cabeça acima dos céus e os pés abaixo dos infernos."

Assim disse o Tigre Pardo, e sua penumbra sumiu perante o pátio vazio. A chuva cessou. A água se conteve. E o Homem Branco, uma vez mais, tornou-se feliz.

8 comentários:

  1. Ai, o texto foi tão complicado que eu ainda não sei se gostei ou não.Talvez, porque deva ter um bom número de auto-referências( o que nunca deixa de ser bom) empilhadas uma em cima da outra ou pela não-linearidade do texto que atinge o nível crítico aqui.

    Mas, como texto, eu acho que ele foi bastante bem sucedido. As idéias, que são muitas, conseguíram ser passadas( depois de uma segunda leitura) e eu consegui vislumbrar a coisa toda. Ai, é isso.

    ResponderExcluir
  2. Você é incrível mesmo. Ainda consegue transformar isso tudo em arte?
    Cá.

    ResponderExcluir
  3. vc é um gostoso, estou muito aí pra ti delícia... me dá uma chance.

    ResponderExcluir
  4. todas as chances do mundo pra você, anônima.

    estou precisando de novas inspirações para meus futuros textos. o que você acha? dá conta?

    ResponderExcluir
  5. Oi, Raoni! *-*

    Poxa, saudades ;/
    Nem com o querido Wendril falei mais =/
    Estava um pouco afastada do meu blog.
    Como não estou mais triste, o Magrão definitivamente(?) saiu da minha vida e, então, superei minha depressão, minhas inspirações tiraram férias :P
    Estou muito feliz aproveitando meu primeiro semestre na Unifap, meus trabalhos exteriores e outras cositas más xD
    Estou ótima o/
    E você?
    E a GodziLLa?
    Espero que esteja tudo bem com você, meu querido xD

    Abraços!

    ResponderExcluir

DEUS SALVE A RAINHA!

Impresso na gráfica dos Judeus-Sem-Pênis.